O Método de Reorganização Neurofuncional Padovan

Sobre a Reorganização

O método Padovan de Reorganização Neurofuncional foi publicado no Brasil, pela primeira vez, em 1976. Este método é também reconhecido em outros países, a exemplo de Alemanha, Canadá, Espanha, França, Grécia, Marrocos, etc.

 

A organização neurológica é um processo natural que resulta na maturação do sistema nervoso central, capacitando o indivíduo a desenvolver todas as suas potencialidades: motricidade, fala, linguagem

e cognição.

 

A reorganização neurológica é a recapitulação das fases do desenvolvimento natural do ser humano do ser humano, reequilibrando, dessa forma, eventuais falhas da organização neurológica original.

O método Padovan de Reorganização Neurofuncional é formado por exercícios corporais que repetem progressivamente as fases do neurodesenvolvimento, exercícios visuais e exercícios para reeducação das funções Reflexo-Vegetativas Orais (respiração, sucção, deglutição e mastigação).

 

“O método fortalece as estruturas em indivíduos com bom desenvolvimento, caso contrário, ele desbloqueia, atingindo todas as conexões nervosas, abrindo caminhos para a linguagem, aprendizagem, etc.” Fonoaudióloga Beatriz Padovan.

 

As maiores vantagens desse método, que deve ser aplicado, no mínimo duas vezes por semana, são: não limitar o tratamento ao sintoma e não trabalhar a dificuldade em si. Em vez disso, através de uma abordagem corporal e oral, utili-zando, inclusive, músicas e poesias, fortalecer o sistema nervoso central para equilibrar todas as funções do indivíduo e proporcionar uma interação saudável e produtiva com o meio ambiente e com as pessoas.

 

Deve ser ressaltado, ainda, que o método pode ser aplicado em todas as faixas etárias e não precisa da colaboração do paciente, pois as estimulações surtem efeito, mesmo que seu nível de consciência esteja alterado.